Seguidores

terça-feira, 18 de junho de 2013

CARTA DE TOMÉ AO POVO BRASILEIRO


 
Nas controvérsias sobre o achamento de nossas terras, há os que defenda que antes dos portugueses outros navegantes já haviam aportado Tupinambá. Leopoldo, fantasma de família, que diz ter sido conselheiro de Pedro II, disse-me ter documentos que comprovam que já no primeiro século um discípulo de Cristo por estas terras andara, mas como não falava a língua nativa, também desconhecida do Espirito Santo, deixou uma carta escrita para a posteridade e foi evangelizar a Índia. Segundo Leopoldo, a dita carta, encontrada por um Jesuíta em uma de suas Reduções, foi enviada a Portugal, mas se perdera no caminho... Ontem, enquanto preparava-me para a manifestação, e já pensando como me arrastaria aos lábios de Jandhiele, Leopoldo, com seu tradicional método de me atrapalhar em minhas conquistas, apareceu-me com um manuscrito esfacelando-se todo. “Eis meu caro, eis a carta do comentado evangelizador... Cuidado, cuidado que é uma relíquia, e custou-me uma descida aos porões de uma embarcação naufragada...  Custei a encontrar um marujo que me soubesse indicar a embarcação correta, pois poucos sabiam deste documento, enviado sob sigilo... Mas tive a sorte de, no memorável réquiem a Anchieta, resvelar-me no tal jesuíta que o enviou à corte”. Leopoldo falava com tanta empolgação e eu preocupado em não me atrasar, porque Jandhiele exigia pontualidade, não conseguia acompanha-lo. “não te preocupes, não te preocupes, meu amigo, o Judeu errante, o traduziu. Queria apenas mostrar-te o original. Veja é uma preciosidade de documento... Deixo-te a tradução, e parto imediatamente, o Magnânimo está às voltas com a Confederação Argentina, e precisa de meus préstimos.” E, advertindo-me: “Não vai rolar! É assim que vocês dizem hoje? Não vai rolar, meu caro! Não vai rolar!”, sumiu em gargalhadas.  É próprio do Leopoldo estas tiradas. A carta que ele me deixou está aqui em algum lugar, achando-a eu a leio. Odeio suas advertências, odeio!  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário